Prefeitura de União dos Palmares realiza programação especial em celebração ao Mês do Autista

No mês mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, a Prefeitura de União dos Palmares, em parceria com institutos e órgãos da causa, está realizando uma programação especial voltada para os autistas do município.

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04), a Pestalozzi e a Prefeitura de União dos Palmares realizaram a “Corrida Azul”, primeira corrida inclusiva, voltada para os autistas, cadeirantes, Palmarinos aventureiros, equipe Mutum e Secretários Municipais. Todos os corredores e as crianças que participaram das brincadeiras no momento de recreação receberam medalhas, celebrando a participação deles no evento, que aconteceu às 15h, na Praça da Cohab Velha.

E com o objetivo de proporcionar um dia lazer para as crianças autistas do Instituto FRATEA, o Vereador Nenzinha, com apoio da Prefeitura de União dos Palmares, ofertou um ônibus para levar os jovens autistas a Maceió, neste domingo (03/04). Eles tiveram a oportunidade de fazer um passeio no shopping e assistir um filme no cinema. Uma viagem que fez toda a diferença no dia deles.

Já nesta segunda-feira (04/03), foi realizado o “Dia D”, na Avenida Juvenal Mendonça, onde foram emitidas as Cédula de identidade (RG) para autistas. Uma realização da Prefeitura de União dos Palmares, Instituto FRATEA e Instituto de Identificação. O RG do Autista garante prioridade no atendimento e o acesso a serviços públicos e privados, evitando constrangimentos e a necessidade de levar um laudo para comprovação da condição, beneficiando assim o beneficiário e seu acompanhante.

A Secretaria Municipal de Inclusão Social e Igualdade Racial também preparou uma programação especial esta semana, voltada para os autistas. Confira:

05 de Abril, às 15h, na Sede do CRAM

Roda de conversa com as técnicas da Educação e Social
Palestrante: Edjane Galvão – Psicóloga e Presidente da FRATEA

06 de Abril, às 15h, na Sede do CRAM

Momento Terapêutico com o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde

08 de Abril, às 08h, no Ginásio da Terra Cavada

2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

10 de Abril, às 16h, no Estádio Orlandão
Amistoso com o Time do Zumbi e entrada com Crianças Autistas

“Estamos no mês de conscientização do autismo e precisamos promover cada vez mais iniciativas de inclusão e romper barreias. A gestão está totalmente favorável à essa luta, para que a gente vá diminuindo as dificuldades e conquistando cada vez mais espaço para as nossas crianças autistas. Gestão se faz inclusiva! Para e por todos!”, comentou Areski Freitas, Prefeito de União dos Palmares.