Atividades Remotas Continuam Em Todo Município

Pouco mais de três meses após o começo da quarentena, as escolas da rede municipal de ensino continuam ofertando atividades remotas como alternativa para a manutenção do conhecimento. Tanto na zona urbana quanto na zona rural, todas as escolas aderiram a proposta da Secretaria Municipal de Educação como uma alternativa nesses meses de isolamento social.

Todo conteúdo passa pela análise do coordenador pedagógico, que se certifica que as atividades estão dentro do planejamento semanal e de acordo com as diretrizes fornecidas pela secretaria municipal. As atividades são ministradas através de plataformas digitais que reforçam conteúdos já aprendidos, permitindo que o aluno continue sua rotina de estudo mesmo longe da escola.

Segundo a Secretária de Educação, Madalena Silva, a utilização das redes sociais que já são populares entre os alunos permite um maior alcance da proposta. “A gente utiliza, principalmente, o Whatsapp porque a maior parte dos alunos já tem uma conta lá e estão familiarizados com as funções. É parte do nosso planejamento facilitar o acesso do aluno” disse.

Aqueles que não tem equipamento adequado ou acesso à internet são encaminhados à unidade escolar em horários agendados para receberem atividades impressas, garantindo que nenhum aluno seja prejudicado por não ter acesso à internet, não possuir computador ou smartphone. A Secretária de Educação também ressaltou que cabe ao responsável legal do aluno a tarefa de se dirigir a escola para o recebimento do material.

QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES

Para que os professores e coordenadores pudessem se adequar à essa nova realidade, a Secretaria Municipal de Educação também disponibilizou uma série de formações voltadas para o ensino EAD. Através da plataforma Zoom, os profissionais recebem orientações para a utilização correta das redes sociais para o ensino à distância.