Com o NIP, veja como a Prefeitura de União transforma a vida das pessoas
Núcleo de Integração Psicológica foi implementado na gestão do prefeito Kil e acolhe pacientes com problemas como depressão, ansiedade e outros.
O Núcleo de Integração Psicológica foi inaugurado em novembro de 2019 e funciona como um serviço de fortalecimento psicológico para a população de União dos Palmares. Anexo ao Centro de Saúde Dr. José de Araújo Lima, o NIP oferta serviços de psicoterapia, acolhimento, grupos psicoterapêuticos e práticas integrativas que servem de apoio aos atendimentos regulares feitos nas Unidades Básicas de Saúde.
Com uma equipe formada por sete profissionais de psicologia, assistente social e psiquiatra vinculados à atenção básica, os serviços de terapia alternativa, que incluem oficinas de mandalas, auriculoterapia, meditação guiada e outros, representam o grande diferencial do NIP, que auxiliam na prevenção do suicídio e valorização da vida.
O serviço foi implementado na gestão do prefeito Areski Freitas após uma série de experiências exitosas realizadas pela equipe de psicologia da Secretaria de Saúde. Sob a liderança da psicóloga Luciene Figueredo, a ideia do NIP nasceu a partir das Rodas de Terapia Comunitária Integrativa realizadas para alunos da Escola Municipal Mário Gomes. “Já estávamos com 90 alunos participando dos encontros, e a demanda só aumentava. Foi quando percebemos que o município precisava de um núcleo de acolhimento psicológico”, conta Luciene.
Em seu primeiro ano de funcionamento foram realizados mais de 700 novos acolhimentos, que não incluem serviços psiquiátricos. Sessões de psicoterapia somam cerca de mil atendimentos. Devido à pandemia da Covid-19, o núcleo pausou as atividades em grupo e trabalhou com serviços remotos para continuar levando conforto à população. Os atendimentos psiquiátricos também foram reduzidos, funcionando somente em caráter emergencial, assim como as atividades em grupo foram suspensas em prol da segurança sanitária.
*Reconhecimento *
O NIP simboliza um avanço nas práticas de apoio psicológico e foi reconhecido a nível estadual, recebendo o prêmio da “Mostra Virtual Alagoana Aqui Tem SUS 2020”. Também participou da CIES como exemplo de experiências exitosas da comissão de integração. A gestão continua com o fortalecimento do serviço, pretendendo estimular os cuidados com a saúde mental, aderindo campanhas como o Janeiro Branco como forma de promoção dos serviços ofertados pelo município.